Vantagens e desvantagens de um empréstimo pessoal

Vantagens e desvantagens de um empréstimo pessoal

March 23, 2020

Se você está pensando em solicitar um empréstimo, é importante saber quais são os pros e contras que a contratação deste produto oferece, assim podendo escolher a que se encaixa melhor nas suas condições e que não o levará a se endividar.

Há momentos em que precisamos de dinheiro para comprar bens ou serviços, como carros, eletrônicos, reservar férias ou atividades de lazer, mas não temos dinheiro suficiente. E um empréstimo pode nos oferecer uma solução.

O empréstimo pessoal ou consignado é o produto bancário pelo qual o cliente recebe uma certa quantia de um banco ou entidade (credor). Em troca, o cliente terá a obrigação de devolver esse capital, além dos juros previamente acordados, em pagamentos ou parcelas periódicas.

Vantagens

Acesso ao dinheiro com facilidade e rapidez para comprar um produto que você deseja ou precisa.

 Investir o dinheiro em estudos que dará um impulso na sua carreira profissional. Se você estiver interessado em um curso especializado, um mestrado ou investir em um intercambio, os empréstimos oferecem uma solução para financiar seus desejos.

Os empréstimos geralmente não comprometem nenhum ativo específico, com um processamento mais rápido que o de um empréstimo bancário por exemplo.

Você pode definir a quantidade de parcelas, para que não comprometa sua renda, mas deve levar em consideração, que quanto mais parcelas tiver, mais juros você pagará.

Desvantagens

Você deve devolver o dinheiro que lhe foi emprestado mais a soma de alguns juros dentro de um determinado período. Se você não tiver esse dinheiro e não pagar o valor total ou as parcelas em dia, você pode ficar negativado e seus dados podem ir para a proteção de crédito.

Se você pedir mais do que o necessário, poderá acabar em uma situação financeira ruim e com grande endividamento, por isso é aconselhável que, ao solicitar o empréstimo, não peça mais dinheiro do que o necessário para cumprir seu objetivo.

 A taxa de juros é maior que a do empréstimo consignado, embora geralmente não seja muito alta. Como já mencionado, é aconselhável comparar entre diferentes produtos para ver qual deles melhor se adequa à situação financeira atual e não tomar uma decisão ruim.

 Atualmente, a oferta de empréstimo é muito ampla; portanto, será necessário comparar muitos produtos e diferentes entidades; pode ser difícil escolher o empréstimo e levar a uma decisão imprudente.

Lembre-se de que esses empréstimos terão uma taxa de abertura e cancelamento, além de outras taxas que podem aparecer no contrato.

Gostou do nosso artigo? De sua opinião, deixe seu comentário aqui!

Escreva uma resposta

Concordo com os Termos de Serviço