Motivos para ser indenizado ao solicitar um empréstimo consignado.

Motivos para ser indenizado ao solicitar um empréstimo consignado.

July 7, 2020

 

 

Uma das melhores modalidades de crédito atualmente encontrado no mercado, o empréstimo consignado atrai muitos clientes principalmente idosos, por conter as taxas de juros mais baixas do mercado.

Esse crédito só é elegível para aposentados e pensionistas, funcionário público, ter carteira assinada em registro CLT e por fim, ser funcionário das forças armadas. Sendo essa a exigência mínima para solicitar um empréstimo consignado, pois as parcelas são debitadas automaticamente da folha de pagamento.

Se você deseja saber mais sobre como solicitar e as principais vantagens dessa modalidade de crédito. Clique aqui e leia o artigo completo sobre empréstimo consignado.

O empréstimo consignado é uma boa opção para quem deseja solicitar um crédito com melhores condições ou possui uma dívida com juros exorbitantes e deseja substituir por uma melhor opção de juros.

Porém, como todo crédito disponível no mercado, existem situações que o empréstimo se torna algo abusivo ou é fruto de alguma fraude. Nesse artigo abordaremos duas práticas abusivas encontradas em empréstimos consignados.

Como em todo empréstimo é importante analisar o CET (custo efetivo total), que nada mais é do que o valor total do empréstimo, incluindo juros, taxas e encargos, lembrando que varia de acordo com cada instituição e modalidade de crédito. No caso do consignado, a partir do momento que as financeiras veiculam seu crédito com o INSS, a entidade é obrigada a seguir o limite de taxas e juros impostos pelo órgão, ou seja, o CET tem que estar adequado ao limite máximo de taxas imposto pelo INSS.

 

Juros abusivos

Ao contratar um empréstimo é indispensável analisar a taxa de juros, entretanto, mesmo com a regulamentação sobre o valor máximo das taxas, em alguns casos essas taxas podem conter um valor acima do permitido, acarretando o endividamento do solicitante.

 

Ressarcimento de valores cobrados indevidos.

Se você foi uma vítima dos juros abusivos, é possível reaver o valor pago a mais, para isso é necessário conter o contrato do empréstimo, se você não possuir, existem duas maneiras de conseguir a documentação.

Solicitando os documentos junto a financeira ou banco em que realizou o empréstimo, ou solicitando judicialmente.

É indispensável analisar o contrato e todas as suas clausulas para a comprovação da fraude cometida pela entidade financeira, se surgirem muitas dúvidas sobre como proceder e analisar o contrato, uma opção seria consultar um advogado para que seja feita a análise e constatar que houve fraude no contrato, outra opção é se dirigir ao órgão de proteção ao consumidor, mais conhecido como Procon.

 

Práticas abusivas com cartão de crédito.

Esse é uma fraude bem comum que acontece com boa parte dos aposentados, a maior parte das vítimas são idosos, algumas entidades se aproveitam da vulnerabilidade de consumidores e oferecem, cartões de créditos que não existem ou oferecem esses cartões como se fosse um empréstimo, para ser descontado as parcelas todos os meses. Com a falta de informação ou experiência alguns consumidores são lesados, por essas práticas abusivas.

Deste modo causando o endividamento sem mesmo o idoso ter a ciência daquela dívida.

Nessas situações, é indispensável procurar ajuda legal, pois nessas situações o consumidor tem o direito de reaver a cobrança indevida, além de indenização em dobro do valor indevido por danos morais.

Se você se identificou com uma dessas situações é necessário o recolhimento dos documentos em relação ao crédito e se não possuir acesso ou desconhecer a cobrança é necessário procurar ajuda legal.

Para mais artigos como esse, acesse nossa plataforma e compare para economizar.

Escreva uma resposta

Concordo com os Termos de Serviço