Tipos de taxas e encargos em um empréstimo

Tipos de taxas e encargos em um empréstimo

March 26, 2020

Na hora de contratar um empréstimo, seja pessoal ou consignado, é normal surgirem algumas dúvidas sobre as taxas e encargos, contidos no valor final do contrato ou até mesmo qual seria a melhor opção naquele momento. E como podemos analisar cada proposta sem se deixar levar por todos os anúncios que dizem ter as melhores taxas  e ao menos levar em consideração quais os outros encargos contidos, porque são poucas as vezes encontramos uma simulação que mostre logo de cara qual será o CET (custo efetivo total).

Quando nos deparamos com propagandas de empréstimo anunciando, as menores taxas, menores juros, mas na prática temos que analisar minuciosamente cada encargo contido no empréstimo. E para você não ter mais dúvida do que está escrito nas entrelinhas, separamos as principais taxas que podem ser cobradas na hora da contratação do empréstimo.

É importante lembrar que o CET nada mais é do que o valor total do empréstimo, a soma de todos encargos, juros e taxas, por isso ele pode variar de acordo com o perfil do consumidor e análise de crédito, portanto quanto maior o risco de inadimplência maior será o CET.

Taxas e encargos

Taxa de juros nominal, essa é a mais conhecida entre os consumidores pois é a primeira que aparece e a primeira a ser analisada, ela pode variar de acordo com cada consumidor.

IOF

O imposto sobre operações financeiras, contido em todas as transações financeiras no país, o seu custo em um empréstimo é de 0,38% do valor solicitado, como é um imposto federal, não existe a possibilidade de negociar ou retirar ele.

Além dessas taxas existem outras que variam de acordo coma entidade, como tarifas para efetuar o cadastro na hora da simulação, custos administrativos e seguro para eventualidades como desemprego ou invalidez, esse é um encargo opcional e se ponto positivo é estar preparado caso acontece algum imprevisto, porém ele pode aumentar o valor final do empréstimo.

Por isso é importante comparar várias alternativas de crédito, fazendo simulações em várias entidades diferentes, pesquisando como calcular as taxas e juros. Uma maneira eficaz de calcular o CET seria analisar cada proposta individualmente e comparar suas taxas e se o seguro é algo positivo para sua necessidade.

 

Se gostou desse artigo compartilhe sua experiência conosco!

Escreva uma resposta

Concordo com os Termos de Serviço