Score: O que é?

Score: O que é?

April 13, 2020

Na hora de conceder um objeto financeiro, seja ele cartão de crédito, empréstimo, financiamento entre outros, a empresa a conceder o crédito fara uma análise do perfil do consumidor. Para saber se terão a garantia que o solicitante cumprirá com suas obrigações.

As empresas costumam a usar o Serasa Score, como uma ferramenta para conseguir fazer a análise de crédito, por meio dele o credor saberá se o interessado é um bom pagador, com que frequência costuma atrasar e se paga as contas em dia.

O que é Score?

É uma ferramenta utilizada para avaliar o tipo de consumidor e seus hábitos financeiros, ajudando a empresas que fornecem crédito, como lojas, bancos, financeiras, empresa de telefonia etc. Ajudando a verificar qual a possibilidade do não cumprimento das obrigações com a instituição.

A estatística da pontuação é feita por meio de cruzamento de dados de pessoas com características financeiras parecidas, ou seja, é levantado dados de pessoas não identificadas e são mapeados a partir do seu comportamento, de compra, pagamento, assim formando grupos de pessoas com características parecidas.

A pontuação pode variar de 0 a 1000, sendo:

  •  De zero a 300 existe um alto risco de inadimplência
  • A partir de 300 a 700 o risco é médio
  • E acima de 700 o risco se torna baixo

Para consultar seu Score o processo é bem simples, basta entra no site do Serasa Score e na plataforma você irá encontrar sua pontuação, o grupo de pessoas que você está inserido e a estatística do seu comportamento.

Qual a importância do Score?

Por meio dele que as empresas te concederam crédito, por isso ele tem um grande peso na hora de tomada da decisão de empréstimo, até porque, todos necessitamos ter uma garantia quando emprestamos algo, seja objeto ou que envolva dinheiro. Também é bem simples como as empresas consultam essa pontuação, utilizando também a plataforma da Serasa, a tomada de decisão é baseada no resultado da análise e de seu Score.

Mas se sua pontuação estiver baixa, você pode fazer algumas alterações nas suas finanças que fazem seu score subir, como por exemplo.

  • Pagar as dívidas em atraso e limpar o nome.
  • Pagar as contas em dia.
  • Utilizar o cadastro positivo, ajudando a aumentar sua pontuação.

Lembrando que é sempre importante, manter suas contas e pagamentos em dia, para ter uma boa proposta de crédito, quando necessário, desta maneira você pode economizar, pois quanto menos riscos você oferecer para a empresa, menor será o juros impostos na hora da contratação do seu crédito!

Se gostou desse post, compartilhe sua opinião conosco!

 

 

 

 

Escreva uma resposta

Concordo com os Termos de Serviço