Por que pagamos tantos impostos no Brasil?

Por que pagamos tantos impostos no Brasil?

March 30, 2020

Já parou para se perguntar por que pagamos tantos impostos e a grande quantia que pagamos neles?

Pois bem, não temos como fugir do compromisso de pagar a carga tributária atribuídos em qualquer bem de consumo ou serviço independente para qual lugar do mundo que formos, vamos ter que contribuir com os impostos.

Os impostos podem variar de acordo com cada país podendo ter tributos mais baixos ou mais altos, de acordo com pesquisa os países que arrecadam mais impostos são Dinamarca 45,2%, Finlândia 44%, Bélgica 43,2% França 43% e Itália 42,6%. Contudo esses impostos são revertidos para o bem estar da população, deste modo fazendo que a qualidade de vida desses países é bem superior em comparação com as dos brasileiros.

Para que servem os impostos

Os impostos são tributos pagos pela população, para qualquer governo no mundo, basicamente para financiar, a saúde, transporte público, educação e infraestrutura, desta forma o dinheiro arrecado seria para manter a eficiência e qualidade em serviços públicos. Cada pais possui sua própria maneira de arrecadação, variam de impostos federais e estaduais, e alguns países, fazem a arrecadação de uma forma bem transparente, como por exemplo os Estados Unidos, separando os impostos do preço real do produto ou seja, o consumidor na hora de comprar algum produto, estará ciente sobre o valor pago em impostos e qual seu impacto no preço final.

E no Brasil como funciona a arrecadação?

Ao todo no Brasil existem mais de 80 tipos de impostos, taxas e contribuição. E são divididos em 3 principais grupos, federais, estaduais e municipais. Pagamos impostos por todo tipo de produto e serviço, como por exemplo imposto sobre moradia IPTU (Imposto predial e territorial urbano), imposto de renda, ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços), IOF (imposto sobre operações de crédito), dentre outros impostos contidos em cada município e estado. O órgão responsável pela arrecadação e controle de imposto é a Receita federal, junto com o poder legislativo, eles são responsáveis em determinar como os impostos são arrecadados e como devem ser aplicados.

Por que pagamos tão caro nos impostos?

O Brasil é o país que mais arrecada imposto na américa latina, porém o governo é muito criticado pois esse valor arrecadado não se converte em benéficos para a sociedade.

Entretanto o aumento dos impostos vem acontecendo porque ao longo dos anos, o rombo nos cofres públicos vem aumentando e que paga por esse déficit somos nós, contribuintes, ou seja, quanto mais os gastos públicos aumentam mais caro vai ser o valor dos impostos.

Portanto só vamos parar de pagar impostos, que em alguns casos equivalem a 80% do valor final do produto, se os governantes cortarem gastos desnecessários e fazer uma boa aplicação da arrecadação.

Se você gostou desse post, compartilhe conosco!

Escreva uma resposta

Concordo com os Termos de Serviço