Organize sua vida financeira

Organize sua vida financeira

March 25, 2020

Quem não sonha em ter uma vida financeira estável e saudável, conseguindo chegar ao final do mês sem estar no vermelho ou até mesmo ter um dinheiro sobrando para realizar seus sonhos. Porém a realidade da maioria dos brasileiros é bem diferente do esperado, tendo uma taxa de inadimplência altíssima cerca de 40,3% da população adulta.

Disciplina, objetivo e planejamento são as palavras chaves para esse dilema da população.

Se você conhece alguém ou até mesmo você, que tenha pavor na hora de olhar o saldo da conta ou é impulsivo na hora de comprar algum item ou serviço, esse artigo é para você, que deseja organizar as finanças e sair do vermelho.

Para te ajudar a se organizar existem diversas ferramentas e aplicativos que te ajudam na hora de separar seus rendimentos e despesas, ou se você não é muito familiarizado(a) com aplicativos, pode utilizar planilhas ou até mesmo anotar em uma folha de papel, mas não esquecendo de anotar todos os gastos, inclusive os mais baratos.

Primeiro, é importante você analisar sua situação atual, se está endividado, coloque todas as dívidas em atraso ou não, por ordem da menor até a maior, deste modo, ficara mais fácil para criar uma estratégia, priorizando liquidar as dívidas de maior valor ou negociar para obter uma melhor taxa de juros.

A seguir, analise todas as despesas essenciais e que são fixas, como mensalidade da faculdade, aluguel, conta de luz e água, portanto tente se desfazer das que não são, priorizando por necessidade, como cuidados pessoais, lazer. Controle suas compras no cartão de crédito, lembrando que é importante verificar se vale mais a pena comprar à vista, pois é possível obter desconto e se livras de juros. Cuidado com mensalidades que produtos que você não utiliza com frequência, como um cartão de crédito que você utiliza uma vez ou outra ou assinatura de algum produto que não tem muita utilidade, podendo ter um peso significante no orçamento no final do ano.

Agora como você já sabe organizar seu rendimento e gastos, defina seus objetivos é um ponto importante pois com ele, podendo traçar uma meta para alcançá-los.

Lembre-se sem determinação e objetivo, não a planilhas nem aplicativos que façam milagres, para que você consiga se organizar e poupar dinheiro, tudo depende de você reeducar seus hábitos.

Se você gostou desse artigo, compartilhe sua opinião conosco!

 

 

Escreva uma resposta

Concordo com os Termos de Serviço