Educação financeira infantil: Por onde começar?

Educação financeira infantil: Por onde começar?

April 15, 2020

No Brasil, um assunto pouco abordado, como muitos outros é sobre educação financeira, uma parte que é essencial na vida de qualquer pessoa. Para evitar a inadimplência e ter uma vida mais confortável ao longo dos anos, por isso é importante começar desde pequeno a aprender sobre as finanças e a importância dela, na vida de qualquer cidadão.

No artigo de hoje iremos abordar o tema de educação financeira na infância e qual o papel dos pais para desenvolver esse conhecimento tão indispensável, segue algumas dicas de como ensinar seu filho(a) sobre a importância do dinheiro e como administrá-lo com eficácia.

Como foi citado acima, para evitar problemas financeiros no futuro é interessante que se comece a aprender a economizar e controlar o dinheiro desde cedo, pois além de ajudar seu filho a ter uma vida confortável no futuro, também irá ajudar a diminuir a taxa de inadimplência e endividamento a longo prazo. Leia a seguir algumas dicas para você se espelhar.

 

Utilize atividades didáticas.

É importante você abordar o tema de uma forma divertida, para que a criança se interesse pelo assunto, para não transformar as informações em uma atividade maçante e cansativa, deste modo a criança, entendera as informações de uma forma mais clara, consequentemente irá virar um hábito.

 

Explique a importância do dinheiro.

Fale sobre como o dinheiro é importante e o que se pode fazer com ele, não deixe de explicar como as transações financeiras do dia a dia são feitas, como pagamentos, orçamento, salário, cartão de crédito, empréstimo, explicando a diferença de cada um e em quais momentos podem ser usados e como. Lembrando em sempre abordar as informações de forma didática e divertida. Quanto mais familiarizado a criança está com as finanças habituais, menor será a chance de ela ter problemas financeiros no futuro, além de ter uma vida financeira estável e confortável.

 

Mesada

Um método muito utilizado para ensinar na prática o controle do dinheiro, após ensinar sobre os conceitos básicos a mesada é o próximo ponto. Mostre para seu filho a responsabilidade que ele terá a partir de agora com o dinheiro, e a importância de controlar ele, você pode optar por estipular um valor semanal ou mensalmente. Se a criança tiver dificuldade em organizar a quantia, você pode ajudá-lo a controlar o dinheiro, fazendo um caderno ou um painel para anotar os gastos e as necessidades que ela tem naquele momento. 

Para estipular um valor correto para a criança, você precisa analisar suas condições financeiras, e as características do seu filho, como, por exemplo as necessidades mudam de idade para idade, claro que uma criança que tenha 9 anos não terá os mesmos gastos que um de 13. Deste modo definindo uma quantidade adequada para cada situação.

 

Importância de poupar dinheiro.

Estimular a poupar dinheiro é indispensável, para que a criança crie o hábito de sempre guardar uma quantia para projetos ou imprevistos futuros, ou até mesmo para alcançar objetivos.

Com essas dicas você poderá ensinar seu filho a atingir objetivos e ter uma vida confortável no futuro!

 

Se gostou desse post, deixe seu comentário aqui!

 

 

 

Escreva uma resposta

Concordo com os Termos de Serviço