Conta corrente x conta poupança: principais diferenças.

Conta corrente x conta poupança: principais diferenças.

April 6, 2020

Quando se vai abrir uma conta no banco pela primeira vez, podem surgir algumas dúvidas de qual a melhor opção e quais as diferenças entre uma conta corrente ou poupança, até mesmo pessoas que já possuem conta se confundem, na hora de listar suas diferenças. Por isso no artigo de hoje vamos sanar suas dúvidas entre as duas modalidades de conta.

Continue lendo o artigo e descubra quais as diferenças, vantagens e desvantagens, para que você possa decidir qual a melhor opção e que atenda suas necessidades!

Conta corrente

A conta corrente é uma conta que permite fazer transações monetárias e comerciais, a conta pode ser aberta por pessoas acima de 18 anos, ter renda comprovada e mediante a comprovante de endereço, esses são os requisitos para abrir uma conta corrente.

Essa conta é destinada a recebimento de dinheiro, transações monetárias e pagamentos, ela pode ser movimentada por meio do cartão de débito,  pode ser usada para serviços essenciais, como pagamento de contas, débitos em conta, fazer transferências por meio de DOC, TED, além de possuir a opção de crédito.

Contando com alguns benefícios que os consumidores podem utilizar, denominados como serviços essenciais, sendo eles:

Cartão de débito - feito para a movimentação do saldo em conta, pode ser utilizado para fazer compras e pagamentos.

Cartão de crédito - utilizado para diversas finalidades, como compras online etc. O cartão pode ser solicitado pelo titular da conta, entretanto podendo fazer o pedido de um cartão adicional para um dependente, o limite do cartão pode variar de acordo com a renda do titular.

Cheques – Nada mais é do que o fornecimento de folhas de cheque para o titular da conta.

DOC

Documento de crédito é uma transferência bancaria para valores de até R$ 4,999,99 e o valor transferido pelo DOC só será efetivado no próximo dia útil, se a transferência for feita até as 22 horas, o valor cai no dia seguinte, se for após esse horário, a transferência só será feita no 2 dia útil.

TED

Transferência eletrônica disponível, não contendo limite para a transferência, pode ser transferido qualquer valor e a transação é efetuada em pouco tempo, levando alguns minutos para ser depositado o valor na conta do beneficiário. O valor pode ser transferido até as 17 horas para ser efetuado no mesmo dia, após esse horário a transação será efetuada no dia seguinte.

É importante saber que transações feitas pela internet ou caixa eletrônico as tarifas para transferências são menores do que a do atendimento do caixa em uma agência.

Além, desses serviços o correntista pode utilizar o internet banking, por meio do aplicativo do banco o site, a pessoa pode movimentar a conta por meio desses canais, utilizando senha eletrônica e verificação de token.

De acordo com o banco central considera alguns serviços essenciais que os bancos devem fornecer para o cliente, geralmente estão inclusos nas tarifas para manutenção da conta, a partir do momento que ultrapassa o limite de transações contratadas, podem ser cobrada tarifas extras por esses serviços.

Conta poupança

No Brasil sua popularidade é alta, pois a abertura é mais fácil do que a conta corrente e é conhecida como um método para guardar o dinheiro e fazer ele render.

É uma conta voltada a quem quer juntar dinheiro, pois não é necessário pagar tarifas ou mensalidades em uma conta poupança. O rendimento é pouco, porém não é de risco, basicamente varia entre:

Taxa Selic acima de 8,5% ao ano – 0,5% + TR

Abaixo de 8,5% ao ano – renderá 70% da taxa Selic +TR

Como dito acima se você procura um local seguro para guardar e investir seu dinheiro, é interessante optar pela conta poupança, já se seu objetivo for ter uma conta para receber pagamentos e movimentar seu dinheiro a melhor opção é a conta corrente.

Se você gostou do post ou deseja compartilhar sua opinião deixe seu comentário aqui!

Escreva uma resposta

Concordo com os Termos de Serviço