Como é feita uma análise de crédito?

Como é feita uma análise de crédito?

March 31, 2020

Para conseguir um empréstimo seja pessoal ou para pessoa jurídica, a entidade que fornece o crédito faz uma análise minuciosa, para que eles se assegurem do pagamento do empréstimo e quais os riscos que o contratante apresenta para a empresa.

Quando nos perguntamos, porque algum crédito não foi aprovado, mesmo não estando negativado, é importante entender como é feita essa análise e os critérios utilizados pelas empresas, ressaltando que cada financeira tem seus critérios podendo variar de uma para outra. Porem nesse artigo vamos levantar o tipo mais comum de análise feita pelas prestadoras de crédito.

Dados cadastrais

Para pessoas físicas são analisados dados como CPF, RG e comprovante de renda já para pessoas jurídicas o registro da empresa, valores de faturamento, balanço anual.     

Essas informações preliminares servem para a empresa analisar o perfil do consumidor e por meio deles verificar se é viável a liberação do valor solicitado.

Após a coleta dos dados a empresa avalia o perfil do consumidor e consulta a Serasa ou SPC, para avaliar o score ou restrições no nome, a partir desses as empresas mapeiam o perfil de consumidor e qual o risco que a pessoa fornece para a empresa.

Renda

É necessário a comprovação de rendimentos, pois assim a financeira pode avaliar se o valor solicitado pelo contratante será de acordo com a renda que ele possui, ou seja, o valor não poderá ultrapassar 30% da renda, deste modo não comprometendo outras obrigações que o individuo possa ter.

Restrições no nome

Esse é um fator determinante na hora de conseguir um empréstimo, e sendo bem provável que a empresa não forneça o crédito para o cliente e se fornecer os juros são altíssimos, pois o risco de inadimplência para o banco é maior.

Essa consulta é feita em um período de que varia entre 3 meses, podendo ser feita uma nova consulta e se não houver mais restrições no seu nome, é possível que o empréstimo tenha mais chances de ser aprovado.

Depois de ter passado por essas etapas e todas as informações estiverem de acordo com as que o banco exige, você poderá desfrutar do seu empréstimo!

Se gostou desse post compartilhe conosco, deixe seu comentário!

Escreva uma resposta

Concordo com os Termos de Serviço