Cheque especial: uma boa opção?

Cheque especial: uma boa opção?

April 7, 2020

Com o limite pré-aprovado em conta e pode ser usado facilmente ao decorrer do mês, para imprevistos, como, por exemplo para pagar uma conta que saiu do orçamento.

Mas seria essa a melhor opção de crédito? No artigo de hoje vamos falar quais os riscos dessa operação, se você quer saber mais sobre o assunto continue lendo os tópicos a seguir.

 

Como funciona o crédito especial?

 

 É um crédito pré-aprovado que fica disponível na conta-corrente, você pode utilizá-lo quando houver necessidade. Muitas pessoas utilizam essa linha de crédito como se fosse uma extensão da conta-corrente, por ser fácil e rápido, porém não se atentam como esse empréstimo funciona.

O limite é disponibilizado de acordo com a análise de crédito de cada cliente e os juros são baseados nessa análise, podendo variar de pessoa para pessoa, mas os juros do empréstimo são altíssimos mesmo para pessoas com um bom histórico de crédito, porque esse é um tipo de empréstimo que não tem garantia para os bancos e pode ser utilizado a qualquer momento pelo cliente.

Por isso ele é um grande vilão quando o assunto é o descontrole financeiro, se não utilizado com consciência o montante da dívida pode virar uma bola de neve.

 

Juros e taxas.

 

Em um empréstimo feito pelo cheque especial os juros podem passar de 300% ao ano, ficando abaixo apenas dos juros rotativos do cartão de crédito.

Muitos bancos costumam a ofertar dez dias sem juros para usar o cheque especial, mas fique atento se você utilizar o crédito por mais de dez dias você será cobrado pelos dias totais que utilizou, ou seja, ao utilizar o cheque especial por treze dias, você não pagará apenas os três dias excedidos, mas sim todos os dias que utilizou o crédito, portanto, o cliente vai pagar pelos treze dias.

Além de alguns bancos cobrarem uma multa por exceder o limite de crédito essa cobrança é feita junto com o IOF e os juros, cada instituição tem seus próprios critérios para cobrar a multa, denominada como adiantamento depositante.

Portanto, se você gostaria de solicitar um empréstimo, opte por crédito pessoal ou até mesmo um empréstimo consignado, eles podem conter uma taxa de juros bem menores do que a do crédito especial, assim evitando que você se perca no seu orçamento. Visite nossa plataforma e compare diversas opções de empréstimo, com certeza você achará um que atenda suas necessidades e será mais indicado para você.

 

Se gostou desse post compartilhe sua opinião conosco!

Escreva uma resposta

Concordo com os Termos de Serviço