Auxílio emergencial: o que é e como realizar a solicitação?

Auxílio emergencial: o que é e como realizar a solicitação?

April 17, 2020

Em meio a pandemia do Corona vírus, os trabalhadores que não possuem renda fixa se viram em uma situação complicada diante desta grande crise, o auxilio emergencial veio para tentar amenizar esta situação. O auxilio emergencial é um benefício do governo fornecido aos trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), trabalhadores autônomos e desempregados.

O valor deste benefício é de R$ 600 (seiscentos reais) e deverá ser pago em 3 parcelas, iniciando em abril e concluindo em maio. Para mulheres chefes de família, aquelas que são as únicas responsáveis pela renda da família, o valor será de R$ 1.200,00 (mil e duzentos reais).

Quem pode solicitar o auxílio emergencial?

- Pessoas maiores de 18 anos.

- Não ter renda fixa: trabalhadores informais e trabalhadores autônomos.

- Microempreendedores individuais (MEIs).

- Pessoas com renda por pessoa menor que meio salário mínimo ou renda familiar total de até 3 salários mínimos.

- Pessoas que não estejam recebendo nenhum benefício previdenciário ou assistencial. Se você é beneficiado pelo bolsa família e tem interesse em receber o auxílio emergencial, você poderá receber o auxílio, desde que ele traga mais vantagens financeiras, e então, durante este período o bolsa família ficará suspenso.

Como realizar a solicitação deste auxílio?

O solicitante possui duas formas de realizar a solicitação, por meio do site da Caixa Econômica Federal ou por meio do aplicativo. Lembrando que aqueles que possuem inscrição no Cadastro Único (CardÚnico) ou no Bolsa Família, não precisarão realizar nenhuma solicitação, pois receberão o benefício em suas contas já cadastradas pelo governo.

Cadastro e solicitação através do site

Acesse o site da Caixa Econômica Federal (https://auxilio.caixa.gov.br/) e clique no botão “Realizar sua solicitação”, posteriormente, o site lhe mostrará todos os requisitos que o solicitante precisa ter para realizar a solicitação.

Após isso, o site irá lhe direcionar para outra página, nesta página o solicitante terá que preencher os campos com as informações de nome, CPF, data de nascimento e nome da mãe. Na página seguinte, o site lhe pedirá o número de seu celular para enviar um código de verificação, realizando esta verificação você precisará preencher o os campos com mais algumas informações pessoais como qual a cidade reside, qual a atividade profissional, entre outras.

Após responder todo o questionário de perguntas pessoais, o solicitante terá que escolher se irá receber o auxílio em uma conta bancaria que já possui ou se for o caso, abrir uma conta poupança na Caixa. Posteriormente, o solicitante deverá verificar se todas informações estão corretas e então concluir a solicitação.

Cadastro e solicitação através do aplicativo

O processo de solicitação pelo aplicativo será o mesmo processo do site, mas primeiramente, o solicitante terá que baixar o aplicativo da caixa pelo GooglePlay ou pela Apple Store, o aplicativo da caixa se chama CAIXA | Auxílio emergencial e seguir os passos citados acima.

Para mais informações, acesse o site da Caixa Econômica Federal: https://auxilio.caixa.gov.br/




 

 

Escreva uma resposta

Concordo com os Termos de Serviço